terça-feira, 28 de julho de 2009

A virtude


Virtude é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação. Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeiçoam com o hábito.

virtudes humanas que são perfeições habituais e estáveis da inteligencia e da vontade humanas. Elas regulam os atos humanos, ordenam as paixões humanas e guiam a conduta humana segundo a razão e a fé. Adquiridas e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos, os cristãos acreditam que estas virtudes são purificadas e elevadas pela graça divina. Entre as virtudes humanas são constantemente destacadas as virtudes cardeais, que são consideradas as principais por serem os apoios à volta dos quais giram as demais virtudes humanas:

  • a prudencia, que "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana.
  • a justiça, que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido;
  • a fortaleza que assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem;
e a temperança que "modera a atracção dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilibrio no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres .

Grupo 7:Altair, Daiane, Mayara, Niuslene e Rithiely

A Vontade

Vontade

A vontade é o desejo de ter uma determinada coisa ex:casa.A vontade de ter a casa própria é vontade de muitas pessoas.Cada pessoa tem seu desejo ou seja de ser algum bem material, se nós pensarmos em por exemplo: quero ter um Computador. Se aquela pessoa quiser mesmo e ter muita força de vontade, nem que aquela pessoa não tenha muitas condições de dinheiro , que ela teja muita fé, que um dia vai conseguir. Como diz: O filósofo Kante " Passando-se o tempo mudam as vontades ".Lembrando existem vontades que não são muito precisas e vontades que podem gerar maldade.



Camera Digital
Computador

Casa própria

Alunos:
Lucas
Wesley
Carine
Hevelin

segunda-feira, 27 de julho de 2009

moral

A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
Para o Direito Moral é um conjunto de regras no convivio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras juridicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.Em alguns dicionários define-se a moral como: os conjuntos de regras, costumes e prescrições a respeito de comportamentos e condutas, que podem ser consideradas válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.(Aurélio Buarque de Hollanda).

Respeitabilidade


Respeito não se compra, nem se exige, nem ao menos é fruto de compensação, onde pessoas acreditam que é necessário respeitar apenas se for respeitada. Tudo baseado na suposição, troca, condição. Que tipo de respeito é esse, condicionado à atitudes externas?” Giuliano Pereira.

E pra você? O que significa respeito?
Muitas pessoas falam de respeito, e respeito, e vocês sabem o significado?
Ponto de Vista. Bem mas o que isso tem a ver? Cada um sabe o que deve fazer, respeito vem da consciência de cada um. Cada um sabe o que deve ser respeitado.
O respeito deveria ser dado a tod

os, pena que nem todo mundo sabe disso. Muitos se dizem respeitadores de verdade, mas muitas outras coisas estão ligadas ao respeito.
Preconceito, por exemplo é uma das, mas quando você não respeita as pessoas que gostam de outras do mesmo sexo, ou não respeita

outras porque é vermelho, amarelo, índio, negro, rockeiro, nerd... É, perceberam como preconceito tem muito a ver com respeito?

É, e porque será que muitos ainda não conseguem nem se respeitar direito?
Falta de conhecimento? Acho que sim. Muitas pessoas hoje em dia não conhecem as coisas e vão julgando, sem preconceituosas, e tratando as pessoas com falta de respeito.

E pra terminar, mais uma frase do Giuliano:
“Pois bem, respeito é um dever nosso pelo todo. Respeito é a consciência da importância do Uno e do Todo e a nossa participação dentro desse sistema. Respeito é saber reconhecer as nossas diferenças e sentir o efetivo valor de toda a criação.”


Grupo: Letícia Rabelo, Jaqueline Cruz, Caroline Lima, Hevelin Reis e Tainá Bispo.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sejam Bem Vindos!!!!

Olá pessoal, tivemos uns probleminhas normais, mas já está resolvido. Este é o nosso blog. Para interagir, basta você criar um gmail, se já tiver um, melhor ainda, enviar mensagem, se identificando como aluno ou aluna da 8a para o seguinte endereço: filosofandoilay@gmail.com
Assim que eu receber sua mensagem, lhe cadastro como autor(a) do blog e ai você poderá postar os trabalhos do seu grupo ou deixar mensagens e comentários sobre o nosso blog.
Se, ainda assim, você tiver alguma dúvida ou dificuldade, mande uma mensagem ou fale comigo na escola.

Um grande abraço para todos,

Prof. Zé Raimundo.